Fechar

@MastersThesis{Siqueira:2002:CoMuPo,
               author = "Siqueira, {\'A}lisson S{\'a}vio Silva",
                title = "Corre{\c{c}}{\~a}o de multicaminho na portadora de um sinal GPS 
                         utilizando redes neurais artificiais para determina{\c{c}}{\~a}o 
                         de atitude de sat{\'e}lites",
               school = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)",
                 year = "2002",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
                month = "2002-10-03",
             keywords = "Engenharia e tecnologia espaciais.",
             abstract = "Este trabalho visa o desenvolvimento de um procedimento de 
                         calibra{\c{c}}{\~a}o para aplica{\c{c}}{\~o}es a bordo de 
                         ve{\'{\i}}culos espaciais, visando amenizar o efeito do atraso 
                         multi-caminho na determina{\c{c}}{\~a}o aut{\^o}noma de atitude 
                         em tr{\^e}s eixos pelo Sistema de Posicionamento Global - GPS. 
                         Para tanto, foi utilizada uma rede neural artificial para modelar 
                         empiricamente o atraso multi-caminho, fen{\^o}meno de 
                         dif{\'{\i}}cil modelagem f{\'{\i}}sica, fortemente dependente 
                         da arquitetura do sat{\'e}lite, e fator limitante na 
                         precis{\~a}o da atitude determinada por GPS. Ap{\'o}s uma 
                         sucinta revis{\~a}o da literatura, conceitos b{\'a}sicos sobre 
                         GPS e redes neurais s{\~a}o apresentados. Em seguida, 
                         apresenta-se o procedimento que consiste de uma etapa de 
                         calibra{\c{c}}{\~a}o, onde a rede {\'e} treinada com 
                         padr{\~o}es realistas de atraso multi-caminho, seguida da etapa 
                         de corre{\c{c}}{\~a}o, onde a rede {\'e} aplicada para corrigir 
                         as observa{\c{c}}{\~o}es. A atitude {\'e} determinada pelo 
                         m{\'e}todo dos m{\'{\i}}nimos quadrados e baseia-se na 
                         t{\'e}cnica de interferometria na fase da portadora GPS, captada 
                         por um conjunto de tr{\^e}s ou mais antenas ligadas a um 
                         {\'u}nico receptor GPS no sat{\'e}lite. A etapa de treinamento 
                         {\'e} implementada de dois modos distintos que permitem 
                         investigar as diferen{\c{c}}as entre aplica{\c{c}}{\~o}es em 
                         solo, onde a atitude {\'e} supostamente conhecida a priori na 
                         etapa de calibra{\c{c}}{\~a}o, e aplica{\c{c}}{\~o}es 
                         espaciais, onde a atitude precisa ser determinada internamente ao 
                         processo de calibra{\c{c}}{\~a}o. O algoritmo {\'e} testado por 
                         meio de simula{\c{c}}{\~a}o digital de um sat{\'e}lite em 
                         {\'o}rbita baixa, com atraso multicaminho simulado por 
                         harm{\^o}nicos esf{\'e}ricos com base em dados experimentais. A 
                         etapa de calibra{\c{c}}{\~a}o processa dados acumulados por um 
                         per{\'{\i}}odo de 24 horas e o desempenho do procedimento {\'e} 
                         avaliado com base nas observa{\c{c}}{\~o}es tomadas nas 12 horas 
                         subseq{\"u}entes. O algoritmo {\'e} tamb{\'e}m testado sob 
                         condi{\c{c}}{\~o}es ideais, sem multi-caminho, mas com pequenos 
                         desalinhamentos na estrutura das antenas. Os resultados 
                         num{\'e}ricos indicam que o procedimento {\'e} adequado para 
                         aplica{\c{c}}{\~o}es espaciais. ABSTRACT: This work aims the 
                         development of a calibration procedure for spacecraft on-board 
                         applications, envisaging multipath delay mitigation on autonomous, 
                         three-axis attitude determination from the Global Positioning 
                         System - GPS. With this purpose, an artificial neural network 
                         empirically models the multipath delay, which is a phenomenon with 
                         difficult physical modeling highly dependent on the satellite 
                         architecture and is the accuracy limiting-factor for attitude 
                         determination by GPS. After a brief literature review, basic 
                         concepts on GPS and neural networks are presented. In the 
                         sequence, one presents the procedure, which consists of a 
                         calibration step where the neural network is trained with 
                         realistic multipath delay patterns, followed by the correction 
                         step where the neural network corrects the new coming 
                         observations. Attitude is determined by the least squares method 
                         and is based on the interferometry technique on the GPS carrier 
                         phase, which is received by a set of either three or more antennas 
                         attached to a single GPS receiver in the satellite. The training 
                         step is implemented in two distinct modes that allows the 
                         investigation of the differences between ground applications where 
                         attitude is supposed to be a priori known and space applications 
                         where attitude needs to be determined in the calibration process. 
                         The algorithm is tested by digital simulation of a low orbit 
                         satellite, the multipath delay being simulated by spherical 
                         harmonics based on experimental data. The calibration step process 
                         the data taken over a 24 hours period and the procedure 
                         performance is evaluated from observations taken during the 
                         following 12 hours. The algorithm, is also tested under ideal 
                         conditions without multipath delay but with small misalignments on 
                         the antenna frame. The numerical results indicate that the 
                         procedure is suitable for space applications.",
            committee = "Kuga, H{\'e}lio Koiti (presidente) and Lopes, Roberto Vieira da 
                         Fonseca (orientador) and Carrara, Valdemir and Milani, Paulo 
                         Gi{\'a}como and Ferreira, Luiz Danilo Damasceno",
           copyholder = "SID/SCD",
         englishtitle = "x",
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             language = "pt",
                pages = "187",
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        urlaccessdate = "30 abr. 2024"
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